sexta-feira, 15 de julho de 2011

Ficha do dançarino-John Lennon da Silva

Biografia
John Lennon da Silva, 20 anos, cujo nome estava escolhido antes mesmo de seu nascimento, devido à idolatria da mãe pelos Beatles, trabalha em uma empresa da zona leste de São Paulo cravando pedras em joias. Mas conseguiu uma folga enquanto grava o programa Se Ela Dança, Eu Danço, do SBT. Sua apresentação no concurso, exibida no dia 9, fez mais sucesso do que ele imaginava. Ao juntar música clássica e dança de rua, Silva emocionou os jurados.
O jovem foi recebido com desconfiança pelo júri, como a escocesa Susan Boyle no programa Britain´s Got Talente.
De tênis e camiseta, foi questionado sobre a roupa que usava - considerada simples demais para a coreografia que iria apresentar: uma adaptação de A Morte do Cisne, solo de balé clássico original do início do século 20. “Você sabe que essa coreografia é feita por uma bailarina nas pontas?’’, perguntou o jurado João Wlamir.
Respeitoso, mas nada abalado, Lennon respondeu que sim. Sabia do que se tratava. E dançou. Com sua criatividade e passos de popping – um estilo de dança de rua –, a tradicional coreografia ganhou as cores da periferia, sem perder seu tom dramático. O jovem carimbou sua passagem para a próxima etapa do programa, e o vídeo de sua apresentação virou hit no YouTube.
Essa história teve início quando John Lennon participou de uma oficina de composição cênica do Projeto Dança Vocacional, no CEU São Rafael (zona leste), elaborado em parceria com as secretarias municipais de Cultura e Educação. O coreógrafo Luis Ferron, coordenador artístico-pedagógico, sugeriu ao jovem que procurasse na internet o vídeo de A Morte do Cisne. “Falei para ele ver porque a bailarina tinha o movimento dos braços muito parecido com os dele’’, diz Ferron. “Depois, perguntei o que tinha achado. Ele respondeu: ‘Da hora’.’’
John Lennon diz que sempre foi fã de música clássica. Também revela gostar do autor Fernando Pessoa. “Sua obra completa todos os estados da alma’’, diz o dançarino. “O John fala muito bonito’’, orgulha-se a mãe, Lindinalva da Silva, 41 anos. A desenvoltura que ele enumera as suas preferências literárias é a mesma que discorre sobre as modalidades de street dance. 






  A sério

     John Lennon diz levar a dança a sério desde 2006, quando criou um grupo com os amigos. A pesquisa de coreografias era feita pela internet. “Via vídeos, pegava passos e modificava. Assim fui aprendendo.’’
Como conta Mônica Augusto, orientadora vocacional do projeto, Silva já tinha a sua proposta de dança. “O nosso papel foi provocá-lo.’’
O coreógrafo acrescenta que o jovem ainda terá de conhecer outras danças para fortalecer o seu trabalho. O que John Lennon quer mesmo é aprender a dançar balé. “Mas não posso largar o break, que é do gueto, da periferia. Foi onde tudo começou’’, afirma.
Por enquanto, o objetivo é ganhar o Se Ela Dança, Eu Danço. Com o prêmio de R$ 200 mil, quer ajudar a família e sair do bairro onde mora, a Vila Bela (zona leste). “Que de bela não tem nada’’, brinca. (Folhapress).


 O texto acima foi tirado do site: http://www.comerciodojahu.com.br/novo/43618/JOHN+LENNON+DA+SILVA+EMPOLGA+COM+SUA+DANCA.html






Esse garoto ganhou o prêmio de revelação do Se Ela Dança Eu Danço por ter tido a genialidade de criar uma variação para o Street Dance da "Morte do Cisne" e conseguir executala muito bem, tão bem que fez o conhecido como "Lobo Mau" do programa, João Wlamir CHORAR!!!










Nenhum comentário:

Postar um comentário